Você age ou reage?

Você já parou e analisou seu comportamento frente as pessoas e situações? Você já refletiu se esta agindo ou reagindo frente a elas?



Essa questão parece ser simples e óbvia, mas nem sempre estamos conectados a ela e agimos no automático, sem perceber em qual caminho seguimos e, assim, perpetuando os padrões nocivos.


Quando trago a tona essa questão durante as sessões, meus pacientes se surpreendem quando voltam o olhar para si e se perguntam: estou agindo ou reagindo?


A RE-AÇÃO é um ação baseada na ação do OUTRO. Não estou agindo a partir de mim, não estou no meu centro, "pendi" para o outro lado, o outro, seja uma pessoa, seja uma situação.


E assim, colocamos o controle dos nossos sentimentos e emoções no externo, na outra pessoa. Se alguém chega e grita comigo ou me maltrata, se não estou conectado com a minha essência, vou devolver na mesma "moeda". Deixo de agir conforme a MINHA NATUREZA para agir de acordo com a AÇÃO do OUTRO, e isso me domina, me controla.


Quando reagimos, o outro me domina, o outro me controla, perdemos nosso controle e poder de decisão. Muitas vezes fazemos coisas que nem acreditamsos que somos capazes e depois nos arrependemos amargamente, nos culpamos, nos envergonhamos de nossos atos...


Mas quando nos conectamos com a gente e estamos presente no agora, conseguimos sair desse padrão do piloto automático, resgatamos o nosso poder de decisão e escolhemos a forma com que queremos lidar com o outro ou situação, independente deles, sendo eu, de acordo com os meus princípios.


Comece a se observar a partir de agora e sempre reflita se você esta agindo de acordo com você ou se esta reagindo, dando o controle do seu emocional para o outro. Se pergunte: vale a pena reagir?


Compartilhe com a gente, aqui embaixo, o que você descobriu a respeito de si mesmo...



#controleemocional #autocuidado #agirereagir


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo