Procrastinação

Em algum momento da vida você já se pegou deixando alguma tarefa importante para depois, enrolando, deixando para a última hora ou empurrando com a barriga até perder o prazo?


O "amanha eu faço" é um HÁBITO conhecido como PROCRASTINAÇÃO e, por mais que possa parecer estar relacionado a preguiça ou falta de foco, tem raizes muito mais profundas, ligadas ao nosso emocional.


Geralmente o quadro que encontramos é adiar a tarefa sempre colocando outras ações na frente, ou ainda, nos permitindo prazeres imediatos: "Sei que o prazo de entrega do relatório já esta terminando mas antes de fazê-lo, vou tomar um cafézinho para me estimular... vou só checar os emails porque são urgentes (e aí já verifico as redes sociais)"... QUEM NUNCA?!


O que acontece nesse cenário é que estamos acostumando nosso cérebro a receber as recompensas ANTES da realização da AÇÃO. É como se déssemos para o cachorrinho os biscoitos antes dele nos dar a patinha.


Quando programamos nosso cérebro para receber a recompensa APÓS a ação é como se o empenho do cérebro para realizar a tarefa em menos tempo fosse estimulado (afinal, estamos pensando no prazer), o que aumenta nossa produtividade. Mas isso é um comportamento ADQUIRIDO! É um HÁBITO que precisa ser estabelecido!


No consultório recebo pacientes que relatam o comportamento procrastinador e acreditam que precisam esperar a vontade chegar para realizar suas tarefas. O "segredo" é que: NÃO TEMOS QUE ESPERAR A VONTADE! Temos que fazer independente dela. É fazer o que preciso fazer. É preciso trabalhar a auto-responsabilidade, as escolhas, crenças...


Precisamos olhar pra dentro e entender o que esta nos levando a procrastinar. Observar o desconforto que se esconde por traz da ação, da tarefa e assim poder enfrentá-lo conscientemente.


O comportamento procrastinador nos rouba uma das coisas mais importantes da vida: NOSSO TEMPO! Portanto, se você esta passando por esta situação, procure ajuda para entender as raizes desse comportamento


#procrastinacao #cuidese #saudemental


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo