top of page

"Me cobro muito, sempre acho que preciso ser perfeita"

Quem nunca se viu se cobrando de forma cruel uma perfeição desnecessária, que atire a primeira pedra...


Hoje, vamos falar sobre PERFECCIONISMO.


Muitas vezes ligamos o perfeccionismo a desenvolvimento pessoal. Achamos que essa ânsia de ser perfeito, de fazer melhor é uma forma de superação, de avanço, uma qualidade ou um defeito aplaudido. Será?


Eu te pergunto: para quem? Será que tenho essa ânsia em superar meus limites ou estou buscando ser reconhecida pelos outros? Será que busco mostrar para mim mesma minhas conquistas ou quero a aprovação exterior? Será que quero mostrar ser perfeito porque não quero olhar e lidar com minhas falhas?


Poucos percebem que o que o perfeccionismo esconde pode estar muito mais ligado a uma busca de reconhecimento e aceitação dos outros do que a desenvolvimento das habilidades sociais e capacidades intelectuais.


Esta busca em fazer perfeito na verdade esta vinculada a crença de que se fizermos tudo perfeito, vamos nos livrar do julgamento, da culpa, da vergonha - O QUE OS OUTROS VÃO PENSAR?


Muitas vezes, somos paralizados por ele, caindo em ciclos de auto-sabotagem: inconscientemente sabemos que nunca vai ficar perfeito, e então, ou continuamos até nos esgotar ou nem começamos nada, permanecendo onde estamos.


O "nunca esta bom" também nos mostra uma incapacidade de reconhecer as nossas qualidades e méritos já alcançados, de reconhecer nossas potencialidades em conseguir fazer algo bom, o que se vincula a uma insegurança ou falta de autoestima.


Quando se perceber nessas dinâmicas de "nunca estar bom", pare e se pergunte por quais caminhos esta andando. Realmente esta buscando seu desenvolvimento ou estar com medo do julgamento exterior, buscando aprovação e reconhecimento?


Precisamos aprender a nos amar mais. O amor sempre começa em nós!




63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page