Leite de vaca é igual Leite Materno?
Você sabia que cada espécie produz um tipo de leite, com "ingredientes" específicos para as necessidades de seus bebês?

Antes de falar um pouquinho sobre esse assunto, é importante deixar claro que as profissionais que tem excelência em falar sobre esse conteúdo são as Nutricionistas. O post de hoje vem apenas para alertar sobre as diferenças e não tem a intenção de abordar de forma profunda, adentrando na área da nutrição. Vamos lá então...
O leite de vaca é um leite rico em proteínas, como a caseína. Para o bezerro esse excesso de caseína é importante para o seu desenvolvimento, mas quando o leite de vaca é administrado ao bebê humano, a quantidade elevada dessa proteína sobrecarrega seus rins, além de expor o bebê a reações alérgicas.
O leite de vaca apresenta também excesso em minerais como cálcio, fósforo, sódio, cloro e potássio. Por outro lado, em relação ao leite humano, apresenta baixas concentrações de ferro, zinco, vitaminas A e C e probióticos. A concentração de água também é inferior, necessitando de complementação - bebês em aleitamento materno exclusivo em livre demanda não precisam tomar água (ou nenhuma outra substância além do leite).
O leite materno tem as quantidades ideais de componentes para as necessidades do bebê. É o melhor e mais completo alimento que pode ser oferecido para o seu desenvolvimento, pois possui substâncias que auxiliam na maturação intestinal e não sobrecarregam os outros sistemas fisiológicos do bebê.
#filhos #amamentar #posparto #familia