top of page

Como você lida com suas frustrações?

As frustrações são resultados das nossas expectativas que não deram certo. E recebo muitas pessoas no consultório com medo de criar expectativas e se frustrarem.




Semana passada abordei em um dos posts o tema das EXPECTATIVAS, e achei importante complementar o assunto falando hoje sobre FRUSTRAÇÕES.


Como falamos no post anterior, as expectativas são frutos de nossos desejos e movem nossa vida. Quando nos conectamos com o medo e não nos permitimos desejar, sonhar, por medo de nos magoar, nos frustrar, paralisamos nossas vidas.


Ninguém no mundo vive sem frustração. Nascer já é nossa primeira frustração: estamos lá dentro da barriga da mamãe, quentinhos, protegidos, recebemos comida automaticamente, não precisamos de muitos esforços, até que chega um dia que nascemos, sentimos frio, dor, fome, temos que reconhecer que temos um corpo, que precisamos ser cuidados por outra pessoa, e por ai vai...


Todos nós, uma hora ou outra vamos passar por ela. E ela não é de todo negativa! Dói? SIM! Dói muito! Mas ela sempre traz pra nós a oportunidade de crescer, de aprender, de nos acolher, nos conhecer, ela também nos fortalece, traz oportunidades.


E todos nós sobrevivemos a elas. Tudo depende da forma com que escolhemos lidar com essa frustração. E acredite: todos temos capacidade de resiliência (e podemos exercitar para aumentá-la). Quando éramos crianças e estávamos aprendendo a andar, por diversas vezes caímos, mas persistimos, tentamos de novo, percebemos formas de nos deixar mais seguros em pé, nos apoiamos, pedimos ajuda... mas tentamos, persistimos até aprendermos a andar. Essa capacidade ainda existe em você.


Olhe para o que te machuca, mergulhe em si, aprenda com o que não deu certo. Se cuide, se acolha e permita-se seguir a diante! Se sentir que esta muito pesado, peça ajuda, peça colo, procure um profissional, apenas não se permita estagnar.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page