top of page

Banho de Balde

O banho de balde (ou ofurô) é uma técnica que vem ganhando espaço tanto nas maternidades como no coração das mamães.


Este banho consiste em colocar o bebê dentro de um balde com água em temperatura agradável, e deixá-lo relaxar por um tempo. A sensação remete ao ambiente uterino e acalma os bebês.


O BALDE:

- Você pode encontrar modelos projetados para o banho do bebê em lojas especilizadas da área.


- Pode também usar os baldes encontrados em supermercados, porém deve se atentar a alguns detalhes - os baldes acima de 16 litros são mais indicados para esse fim. Observe se há alguma rebarba dentro ou fora que possa machucar o bebê, e caso tenha, use uma lixa para retirá-la e deixar tudo bem liso (passe a mão e sinta antes de colocar o bebê). O mais importante é que o balde seja usado apenas para esse fim - banho do bebê, de uso exclusivo dele.


Depois de escolhido o balde, escolha um local tranquilo, interrompa as correntes de ar, esquente a água (meça a temperatura com a parte interna do braço - entre 36° e 37ºC), encha um pouco acima da metade do balde e coloque o bebê. Você pode colocar algumas ervas se gostar, como camomila, lavanda, erva-doce, ou qualquer outra de sua preferência.


Bebês menores podem ser enrolados em uma fralda para depois entrar em contato com a água, pois assim, com a contenção na pele, se sentem mais seguros e dificilmente choram (bebês maiores não gostam muito de estar enrolados).


Esse banho não tem a função de higienização, mas sim de relaxamento. Experimentem!




3 visualizações0 comentário
bottom of page