top of page

Comece pela Auto-Responsabilidade

Quando entendemos que somos responsáveis por onde estamos e pelo que estamos vivendo, saimos da posição de vítima, PASSIVA, e paramos de culpar os outros pelos nossos desgostos. Assim, nos tornando autores de nossas vidas, ATIVOS, e libertamos o outro das nossas expectativas infantis de que algo/alguém irá nos salvar.



Um dos pilares do meu trabalho com os pacientes no consultório psi é sobre a questão da AUTO RESPONSABILIDADE. Entender qual a nossa participação na situação em que nos encontramos é fundamental para nos tirar desse lugar que tanto machuca ou incomoda.

Somos nós que nos salvamos. Muitas vezes de nós mesmos. Somos nós que escolhemos, e colhemos. O outro vem apenas para nos ensinar. Vem como um personagem nesse teatro da vida! Somos nós que escrevemos o roteiro.

Muitos dos meus pacientes, ao descobrir isso, sentem um certo desespero porque muitas vezes chegam no consultório em busca da pílula mágica. O OUTRO vai me dar a pílula mágica que vai resolver todos os meus problemas. Sempre colocando do lado de fora! O outro me fere, o outro tem a solução. O olhar sempre esta no outro.

Quando voltamos o olhar pra NÓS, para dentro, pra nossa essência, e procuramos entender a nossa responsabilidade em todas as questões da nossa vida, mesmo parecendo desesperador no início (como a cegueira e incomodo de quando estamos em um quarto escuro e saimos rapidamente para a luz) é LIBERTADOR! Porque aí entendemos que esta em nossas mãos, e não dependemos do outro para curar isso.

Vai sarar quando NÓS decidirmos curar. Vai mudar quando NÓS nos determinarmos a mudança. SÓ DEPENDE DE NÓS! Claro que o caminho não precisa ser solitário. É sempre bom contar com um ombro amigo, com pessoas que nos trazem o sorriso e seguram nossas lágrimas, ou com alguém que nos ajude a olhar pra dentro do nosso abismo. Mas depende de NÓS!

Reflita sobre isso e comece agora!


"Qual a sua responsabilidade na desordem da qual você se queixa?" Sábio Dr. Freud!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page