As fases do Leite Materno

Você sabia que durante a mamada o leite materno muda sua composição? Vamos conhecer mais sobre isso neste post...




Durante o aleitamento ocorre uma mudança gradual na concentração dos componentes do leite. No começo da mamada o leite é rico em proteína, lactose, vitamina, minerais, água e muitos fatores de proteção. Sua consistência é mais "aguada" e mais transparente, devido a maior concentração de água. É um leite que sacia a sede do bebê.


Ao final da mamada o leite tem uma maior concentração de gordura, com aspecto mais grosso e amarelado, fornecendo mais calorias e nutrientes ao bebê. É o leite que dá a sensação de saciedade ao bebê.


Estudos recentes defendem não ser correto categorizar o leite materno em "Leite Anterior" (do começo da mamada) e "Leite Posterior" (do final) pois a quantidade dos componentes, principalmente da gordura, vai se modificiando gradualmente durante o tempo que o bebê fica no peito.


O bebê não precisa esgotar a mama completamente (na verdade ele não irá conseguir esgotar pois sempre será produzido leite) para conseguir o leite com mais gordura, pois o organismo materno já vai fazendo essa regulação durante o tempo da amamentação. O importante é o bebê estar fazendo a pega correta para conseguir ordenhar o seio de forma eficiente.



#filhos #amamentar #posparto #familia


0 visualização0 comentário